Sistema de Recolha e Gestão de Informação Cadastral
O cadastro predial, enquanto registo administrativo, metódico e de aplicação multifuncional, através do qual se procede à caracterização e identificação dos limites e titularidade dos prédios existentes no território, assume-se como uma ferramenta fundamental no apoio à decisão das políticas públicas e de grande importância nas atividades de planeamento e gestão, no que respeita ao uso e ocupação do território.
O Sistema de Recolha e Gestão de Informação Cadastral (SiRGIC), criado através do Decreto Legislativo Regional n.º 25/2020/A, de 14 de outubro, visa a identificação da estrutura fundiária e da titularidade dos prédios rústicos, urbanos e mistos da Região Autónoma dos Açores, através do envolvimento dos cidadãos e mediante a adoção de procedimentos simples e intuitivos, recorrendo às tecnologias de informação e comunicação e a uma rede de balcões de proximidade.
A plataforma do SiRGIC é uma plataforma eletrónica de articulação do cidadão com a administração pública no âmbito do cadastro predial, disponibilizando a qualquer interessado a possibilidade de consultar a localização e limites das propriedades, de forma simples e mais célere, bem como a possibilidade de efetuar a identificação ou alteração de informação cadastral relativa aos prédios rústicos, urbanos e mistos, acolhendo a sua representação gráfica georreferenciada, disponibilizando toda a informação relacionada com os prédios num único local.
Assim, através da plataforma do SiRGIC é possível realizar os seguintes procedimentos:
Consultar a localização e limites das propriedades;
Consultar os anúncios referentes aos procedimentos cadastrais e de identificação dos prédios sem dono conhecido;
Consultar as listagens das entidades e técnicos de cadastro predial habilitados para o exercício de atividades no âmbito do cadastro predial, bem como efetuar o pedido de registo para o exercício destas atividades;
Elaborar e submeter a representação gráfica georreferenciada (RGG) dos prédios rústicos, urbanos e mistos;
Submeter eletronicamente os formulários e documentos necessários ao procedimento de RGG;
Consultar o estado dos processos relativos à RGG;
Consultar no mapa a poligonal e o NIP dos prédios que tenham RGG validada, ainda que com reserva;
Gerir processos relativos ao procedimento de RGG;
Desencadear e gerir processos de reclamação administrativa e de composição administrativa de interesses.
O SiRGIC disponibiliza ao cidadão para consulta, a informação disponível sobre o cadastro da Região Autónoma dos Açores. Através do visualizador do cadastro, é possível consultar o cadastro existente bem como a informação de identificação associada.
ConhecerA representação gráfica georreferenciada através do SiRGIC é gratuita até 31 de dezembro de 2023
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