Para aceder às suas propriedades, ou localizar uma nova propriedade,
é necessário iniciar a sua sessão.
Para acesso à sua área pessoal, poderá recorrer à autenticação com chave móvel digital ou com cartão do cidadão.
Para fazer a autenticação através de Chave Móvel Digital, deve seguir estes passos:
Para proceder à autenticação com o Cartão de Cidadão é necessário ter:
A autenticação através do Cartão de Cidadão permite confirmar de forma segura a sua identidade para aceder ao SiRGIC.
A Chave Móvel Digital é um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil (NIC) para um cidadão português e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro residente em Portugal.
O registo da Chave Móvel Digital pode ser feito através das seguintes formas:
Sim. Desde 21 de agosto de 2019 passou a ser possível, ao cidadão com título de residência, ativar a sua Chave Móvel Digital.
A Chave Móvel Digital, para além de ser um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil (NIC), também permite a um cidadão estrangeiro associar o número do seu passaporte.
Sim, o número de telemóvel é um dado obrigatório para o registo e ativação da Chave Móvel Digital.
Não. O número de telemóvel tem de ser único, de acordo com a legislação em vigor, pelo facto de o nº de telemóvel ser usado como identificador no processo de autenticação. Nos casos que não seja possível a associação de um número de telemóvel à Chave Móvel Digital, a alternativa será a autenticação com Cartão do Cidadão.
Não, só pode associar o número de telemóvel ou endereço de email a um registo de Chave Móvel Digital.
Os cidadãos que não tenham telemóvel poderão autenticar-se usando o Cartão de Cidadão e o respetivo PIN.
Dirija-se ao atendimento presencial de um Espaço Cidadão ou Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC – Açores), que disponibilize o serviço para solicitar um novo PIN temporário para a sua Chave Móvel Digital.
Deverá dirigir-se ao atendimento presencial de um Espaço Cidadão ou Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC – Açores), que prestam este serviço para lhe atribuírem um novo PIN temporário.
Pode desbloquear a sua Chave Móvel Digital:
Sim. A validade da Chave Móvel Digital coincide com:
No processo de renovação do Cartão de Cidadão, passaporte ou título de residência, poderá ativar novamente a sua Chave Móvel Digital.
Sim. A Chave Móvel Digital e o Cartão de Cidadão, com o respetivo PIN, são as únicas formas de autenticação na Área pessoal.
Importa realçar que para a autenticação com o Cartão de Cidadão terá de ter o leitor do cartão ou então o computador adaptado para ler a informação do Cartão de Cidadão. Para a ativação da Chave Móvel Digital tem de ter um telemóvel associado, em exclusivo.
Não. O código de segurança de 6 dígitos que recebeu é único e temporário. Em cada autenticação recebe um novo código de segurança por SMS ou email, de acordo com o método de autenticação escolhido.
Precisa de reiniciar o seu processo de autenticação com a sua Chave Móvel Digital com a introdução do seu número de telemóvel, PIN da Chave Móvel Digital e o novo código de segurança, que é enviado automaticamente para o seu telemóvel ou email, conforme a sua opção.
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